top of page

Terapia Familiar

A Terapia Familiar é uma forma especial de psicoterapia que se focaliza nas mudanças dentro de uma família, e reconhece que as relações familiares têm um impacto sobre os sentimentos, comportamentos e ajustamento psicológico de cada membro da família. 

Em vez do encontro psicoterapêutico se realizar com um indivíduo, são os membros da família que estão envolvidos no processo de psicoterapia. 

A Terapia Familiar baseia-se na ideia de que a família é um sistema social único, com uma estrutura própria e com padrões de comunicação próprios. Estes padrões são determinados por muitos fatores, incluindo as crenças e valores familiares, as personalidades de todos os membros da família e a influência da família alargada (avós, tias e tios). Como resultado dessas múltiplas variáveis, cada família desenvolve a sua própria personalidade única, que é poderosa e afeta todos os seus membros. 

A inadaptação de um membro da família pode ser um sintoma de um problema familiar. Por vezes a psicoterapia da pessoa identificada como "problema", promove a desadaptação de outro elemento da família. E o ciclo disfuncional familiar continuará até que os problemas reais da família sejam examinados e resolvidos, isto porque qualquer alteração de um membro da família afeta a estrutura familiar e cada membro individualmente. 

Os psicoterapeutas familiares consideram sempre toda a família e identificam qualquer problema de um elemento da família como um problema de mudança ou de conflito no grupo familiar. 

Cada elemento tem uma função e um papel na família e o psicoterapeuta familiar desenvolve em conjunto com a família estratégias para lidar com o conflito fortalecendo todos os elementos da família para que possam lidar em conjunto com os seus problemas.

Durante as sessões de Terapia Familiar, os pontos fortes da família são utilizados para ajudar todos os elementos lidar com os seus problemas.

A Terapia Familiar tem sido utilizada com sucesso para resolver vários tipos de problemas em famílias, em diversas situações, nomeadamente: Conflitos no relacionamento do casal; Problemas comportamentais ou de adaptação à escola; Dificuldades de relacionamento nas crianças e adolescentes; Superação ou adaptação a doença crónica; Dificuldades psicológicas individuais dos membros da família; entre outras…


A Terapia Familiar também é útil antes que as situações se tornem problema. Algumas famílias procuram ajuda, quando antecipam uma mudança importante nas suas vidas, como por exemplo nas situações de divórcio. 

A Terapia Familiar é também frequentemente utilizada quando as crianças ou adolescentes são identificados como tendo dificuldades de adaptação e de comportamento e a família está com dificuldade em resolver esses problemas.

Please reload

Entre em contacto para mais informações

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Seguir

  • Wix Facebook page

© 2015 por Consultório Dra. Ana Sofia Teixeira.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page